sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre o Budismo

Budismo é uma religião, uma filosofia e um sistema ético baseado nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, que teve sua história contada aqui. É uma religião não-teísta, ou seja, não se acredita em nenhuma divindade. É dividido em dois ramos, Theravada e o Mahayana, esta com várias subdivisões como Terra Pura, Zen, Budismo de Nitiren, Budismo Tibetano, Tendai e Shingon. É muito difundido na Ásia em países como a Índia, Sri Lanka, China, Coréia, Japão e Tibete, mas também possui adeptos nos outros continentes sendo a quinta maior religião do mundo.
            O Budismo consiste em superar o sofrimento, chamado de dukkha, que é trazido pelo desejo e pelo afeto para se alcançar a iluminação, o estado de paz total, chamado de Nirvana.
            A doutrina é baseada nas Quatro Verdades que dizem que a existência implica em sofrimento e que só é possível superar o sofrimento vivendo de acordo com os oito passos de Buda: compreensão correta, pensamento correto, linguagem correta, comportamento correto, modo de vida correto, esforço correto, desígnio correto e meditação correta.
            Esses oitos passos de Buda pregam por uma vida de total renúncia ao prazer e por uma vida sem mentiras, sem maus hábitos, sem prejudicar ninguém, sem destruir nenhuma criatura, sem cometer nenhum ato ilegal e por concentração através da meditação. Isso vai de acordo com a crença na lei do carma de causa e efeito. O carma no budismo é conhecido como a Força de Samsara. Boas ações (kusala) e ações ruins (akisala) geram resultados nessa vida ou no renascimento.






_______________________________________
Referências Bibliográficas:


 

2 comentários:

  1. Pesquisa de Campo é diferente de copiar da Wikipédia :*

    ResponderExcluir
  2. Esses dois posts foram só para contar a história de Buda e explicar o que é o Budismo. Ainda vamos publicar os textos com as pesquisas de campo. Obrigado por comentar Barbara. (:

    ResponderExcluir